O senador Eduardo Girão (Novo-CE) e deputados conservadores protocolaram nesta semana dois PDLs (Projeto de Decreto Legislativo) para tentar derrubar a resolução aprovada em dezembro pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) que estabelece diretrizes para o aborto legal em crianças e adolescentes. betsson bonus
Uma das iniciativas foi protocolada na Câmara e a outra, no Senado. Na Câmara, a iniciativa é capitaneada pela deputada Chris Tonietto (PL-RJ) e assinada por 42 parlamentares de partidos conservadores ou do centrão, como PL, União Brasil e PSD.
O texto afirma que a resolução extrapola a competência do conselho, e diz que o documento visa legislar e expandir o direito ao aborto no Brasil.
Deposite, jogue e divirta-se - Jogue a partir de 1 realAgora é a sua vez de aproveitar. Saques diários ilimitados. Acesse e se divirta. Vem com...As normativas do Conanda estabelecem protocolos para a interrupção da gestação já previstas em lei, como a orientação de que crianças e adolescentes devem ter prioridade nos serviços de aborto legal, "sem a imposição de barreiras sem previsão legal".
Uma tentativa de derrubar a resolução na Justiça falhou, depois que o pedido da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi rejeitado em janeiro.
fortune tigerUma das principais disputas é relacionada ao tempo gestacional. O PDL protocolado na Câmara afirma que "causa ojeriza o fato de o artigo seguinte prever que o limite de tempo gestacional para o aborto não possui previsão legal e não deve ser utilizado como instrumento de óbice para a realização do procedimento".
O Conanda afirma que a idade gestacional não foi discutida porque não é de competência do órgão —o Código Penal não estabelece limite de semanas no caso das condicionantes de aborto legal.
No Brasilbetsson bonus, hoje, o aborto é legal em casos de estupro, risco de vida para a gestante e anencefalia fetal.