O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal)jogo do tigre que da dinheiro, Luís Roberto Barroso, adiou a retomada da ação conhecida como ADPF das Favelas para a próxima quinta-feira (3). O ministro explicou que a decisão foi tomada pela falta de tempo de debater o tema nos bastidores em decorrência do julgamento que tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outro sete envolvidos na trama golpista de 2022.
Barroso também disse que os magistrados têm feito um esforço para apresentar um voto consensual para o caso das operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro e o texto estaria "quase pronto". De acordo com eles, a decisão vai abordar diferentes temas.
"Nós temos preocupação com a segurança da população, com a letalidade policial, com a necessidade de retomada de territórios. Não pode o Estado ter partes de seu território dominados pela bandidagem. Portanto precisamos organizar um plano de retomada do território. É uma das maiores violações de direitos humanos que já no país as comunidades dominadas pela criminalidade, que impedem as famílias honestas de criarem seus filhos numa cultura de honestidade porque são intimidados ou cooptamos pela criminalidade", disse.
Como a Folha mostrou, o Supremo vai definir, também, critérios de atuação da Polícia Federal no combate a facções criminosas.
fortune tiger jogar"Nós precisamos envolver a PF para investigar crimes interestaduais, ter trabalho de inteligência, a capacidade de ir atrás do dinheiro que financia essas atividades criminosas, dar transparência à atividade policial, proteger bom policial", afirmou Barroso.
Uma das preocupações dos magistrados é não provocar sobreposições de competências entre as polícias e não deixar margem para ingerências de uma instituição sobre outra, ao mesmo tempo em que abre um espaço mais claro para a entrada da PF em casos de facções criminosas.
O relator, Luiz Edson Fachin, votou no início de fevereiro e, na sequência, a análise foi suspensa a pedido dele, para que os colegas pudessem refletir a respeito das propostas feitas.
TigrinhoO ministro considera ter feito, na ocasião, uma apresentação do voto para, mais tarde, fazer as conclusões, com todas as suas sugestões. Dentre elas, Fachin e demais ministros trabalham em uma proposta para o desenho da atuação da PF quando houver investigações sobre facções criminosas com braços em mais de um estado.
O anúncio de Barroso foi feito na abertura da sessão do plenário nesta quarta (26), iniciada pouco depois das 15h. A sessão da Primeira Turma foi extraordinária —geralmente ocorrem apenas às terças— e terminou por volta das 13h, ocasionando o atraso do início do pleno.
"Em razão do julgamento da Primeira Turma, não tivemos condições aqui no plenário de produzir o voto conjunto que pretendemos com relação à ADPF 635. Consideramos que é uma matéria que o Supremo deve falar a uma só voz e estamos trabalhando pelo consenso interno", disse Barroso.
Plataforma atestada e aprovada | Chance de ganhar a cada...O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) estava no plenário para acompanhar o julgamento. Estavam presentes o secretário de Polícia Militar, Marcelo Nogueira, representantes de movimentos sociais de vítimas de operações.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
fortune tigreVocê tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
fortunetigerVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/brasilia-hoje/2025/03/stf-adia-julgamento-da-adpf-das-favelas-e-quer-chegar-a-consenso-entre-ministros-sobre-o-tema.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Fux abre caminho para questionar delação de Cid e rever penas do 8 de janeiro no STFMinistro citou julgamento sob 039;violenta emoção039; após ataques e criticou vaivém nas declarações do ex-auxiliar de Bolsonaro
26.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
CasaFolha terá cursos com Helena Rizzo, chef do Maní, e Aline Wolff, psicóloga da Rebeca AndradeEm abril, plataforma incluirá aulas exclusivas sobre gastronomia e equilíbrio emocional
27.mar.2025 às 4h01Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Viva uma experiência única de Blackjack & Roleta ao Vivo nas mesas exclusivas daZA9BET! Mais de 4.000 slots, roleta ao vivo e blackjack te esperam naZA9BET! Registre-se agora. 100% Seguro. Operador 100% Autorizado. Transação Rápida e Segura. SuperOdds. Veja quem deve entregar o Imposto de Renda 2025 já e quem deve esperar a pré-preenchida completaReceita promete liberar todos os dados pré-preenchidos a partir de terça (1º)
26.mar.2025 às 23h00 jogo do trigeCopyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok